terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Hoje Sou Hum; Amanhã Outro



A peça é de autoria de Qorpo Santo, escritor, dramaturgo, poeta, jornalista, professor. Alguns artistas fazem arte, outros fazem objetos artísticos e uns poucos, se tornam eles próprios Arte. Estes são inevitavelmente taxados de loucos.

O que se pode afirmar de Qorpo Santo é que era um inconformista. Reinventou a escrita, escreveu uma enciclopédia, um evangelho e rebatizou-se numa insurreição excêntrica. Loucas certamente ficaram as pessoas da sociedade de sua época. O homem e a obra colocam em cheque as relações sociais, familiares, a política e a moral. Seu teatro escrito há 150 anos ainda é o fato mais extraordinário produzido nas artes cênicas do nosso Estado.

A peça trata sobre as relações de poder e suas tramas. Situada dentro do Palácio de um reino imaginário, enquanto o povo está se matando lá fora. Entre paranoias de conspiração e o ataque de outra nação, tudo muda para não mudar e o poder se perpetuar. O texto tange a farsa e vai da ironia fina ao sarcasmo, revelando sua modernidade e o paralelo inevitável aos dias atuais.
O espetáculo Hoje Sou Hum; Amanhã Outro - de Qorpo Santo (1829 - 1883), surge com o desafio de montar um texto do autor, na íntegra, estabelecendo paralelos com a atualidade. No âmbito da estética do 'nonsense'. Está centrado no trabalho de atuação a partir da pesquisa do teatro físico. O cenário é simplista e realista, assim como os figurinos, porém, estes são colocados em contraste com o uso inusitado dos elementos. Assim como o cenário, que é movimentado pelos atores durante o espetáculo, transformando-se em diversos ambientes de um mesmo lugar.

O processo de trabalho traz elementos da pesquisa de pantomima, da 'farsa', do jogo entre as personagens, além de, inspirações em 'gags' circenses, no grotesco e no absurdo. A iluminação trabalha com geral branca e âmbar, tendo poucos focos em determinados momentos, para realçar personagens e/ou momentos e elementos. Há também o uso de projeção marcando o diálogo com a tecnologia contemporânea. A música é original sendo utilizadas algumas sonoplastias digitalizadas em momentos específicos. Da construção do espetáculo participaram Júlio Saraiva (direção) e Gutto Basso (criação musical). Bem como, Aline Ferraz, Renan Leandro, Edgar Alves e Vicente Goulart, que também participam da encenação.
O espetáculo ‘Hoje Sou Hum; Amanhã Outro.' de Qorpo Santo fez sua primeira temporada de 14.01.2014 à 30.01.2014 na Cia. de Arte Centro Cultural. Seguintes apresentações: Teatro Carlos Carvalho da Casa de Cultura Mário Quintana de 28/02 à 16/03 de 2014. Sala Álvaro Moreyra de 28/03 à 13/04 de 2014. Teatro União (Triunfo/RS) em 24/04/2014. Circuito Rio Grande no Palco/SESC-RS em Julho de 2014, em Gravataí, Santa Rosa, Santa Maria e Venâncio Aires. Teatro de Arena de 07 à 23 de Novembro de 2014. www.putadiabo.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário