quinta-feira, 21 de novembro de 2013

FUNDAÇÃO CULTURAL QORPO-SANTO REALIZA OFICINA DE LITERATURA DE CORDEL E SESSÃO DE AUTÓGRAFOS


       Se contando um conto, aumentamos um ponto, no Teatro em Cordel, acrescentamos e tecemos pontos diversos, como: contar e cantar histórias, dando ação à palavra rimada, com sua linguagem cênica musical e usando as histórias em forma de cordel, desde a criação dos versos, das imagens em xilo ou isopor gravura, cumprindo uma função educativo-cultural, trazendo em sua raiz, a grande influência portuguesa e a força e identidade da arte popular brasileira.

       A oficina aconteceu no Salão Paroquial Bom Jesus, em Triunfo, com a Arte Educadora Maria Aparecida Ramos Dias, no dia 21/11/2013 durante o Biblioteca na Praça.

       O grupo participante definiu que em 2014 serão realizadas várias oficinas, pois identificou diversos temas importantes da história do município de Triunfo que podem e devem ser trabalhados com essa técnica de literatura de cordel.


No mesmo dia, a convite da Fundação Cultural Qorpo-Santo, a escritora e pesquisadora Sanjeromimense Margarida Tiburi esteve autografando seu livro, inédito na Região Carbonífera: Charqueadores, estancieiros e vereadores, elites econômicas e políticas das margens do Jacuí - São Jerônimo século XIX. 

Margarida deixou autografado um livro para cada escola municipal e estadual de Triunfo, para entidades e pessoas que prestigiaram a sessão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário