domingo, 15 de maio de 2011

FUNDAÇÃO APRESENTA AOS DIRETORES DAS ESCOLAS MUNCIPAIS O SEU PROJETO TRIUNFO DE QORPO-SANTO - POR GLADIS MAIA



Na pauta da reunião ordinária da Secretaria de Educação com os diretores das escolas municipais, no dia 12 de maio último, na Câmara de Vereadores, a Fundação Cultural Qorpo-Santo teve a oportunidade de apresentar o    projeto 'Triunfo de Qorpo-Santo', que está dando seus primeiros passos.

Segundo Francisco Jahn, que coordena tecnicamente o projeto, no cronograma de atividades – cuja culminância é a  realização de um espetáculo de rua contando a história de Triunfo e seus principais vultos históricos, em  2014,  está previsto, entre outras atividades,  um Concurso Literário Cultural permanente, junto às escolas e à comunidade.


Futuramente, destes textos premiados, ou não,  resultarão esquetes, peças teatrais e vídeos, que retratarão além do trabalho dramático o making off.

Num segundo momento haverá a realização de oficinas para a formação de atores e equipe técnica, revitalizando o espaço da antiga Fábrica da Olaria através de um termo de comodato entre a FCQS e a Humaitá.

Francisco - que além da formação em Administração  é mestrando em Artes Cênicas  pela UFRGS, solicitou aos diretores que indiquem  um(a) professor(a) para coordenar o concurso em cada escola, às quais a Fundação em breve  estará encaminhando material de subsídio para tanto, bem como o regulamento do mesmo.

Na ocasião a coordenadora da Fundação, Odila Vasconcelos também fez uma breve explanação sobre a entidade aos presentes. Resumidamente colocou que: “ Queremos mesmo é que a comunidade participe e se empodere deste projeto para que ele se firme como referencial cênico da vida e obra do dramaturgo Qorpo-Santo nascido em Triunfo e mundialmente conhecido, por sua loucura/genealidade.”


Após a participação na reunião, Odila  e Francisco dirigiram-se à  Biblioteca Pública para propor que na mesma se crie o Espaço Qorpo-Santo. Ambos estiveram também no Cartório de Registros para pesquisar sobre o imóvel que pertenceu ao dramaturgo, na Rua Demétrio Ribeiro.

E ainda, por uma grata coincidência, após isso, encontraram o Prefeito Pedro Francisco Tavares no centro da cidade e  conversaram informalmente sobre o projeto e algumas providências que dependem do apoio da Administração Pública, às quais o Prefeito acolheu prontamente, dando-lhes um parecer favorável.

Agora é arregaçar as mangas e tocar para frente o projeto  - que oportuniza a todos os triunfenses a exposição de seus potenciais artísticos e a canalização de sua criatividade. Torçamos todos para que ele venha a dar certo, dando maior visibilidade a Qorpo-Santo na sua própria terra.  Ganha com isso não só  a Fundação,  mas o município, em várias áreas, entre as quais a  Educação, a Cultura e o Turismo. 

domingo, 1 de maio de 2011

ZERO HORA DESCOBRE A PÁGINA DO NOSSO BLOG NO FACEBOOK - POR GLADIS MAIA

Ao sermos contatados por Tiago Rech, que assessora Túlio Milman,  do Informe Especial de Zero Hora,  ficamos bastante contentes, nossa voz começa a chegar aos ouvidos de quem importa muito à nossa luta. Agradecemos a colaboração: nós da Fundação, Triunfo e seu povo e por certo Qorpo-Santo, onde e aonde estiver.