quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA APÓIA PROJETO DA FUNDAÇÃO CULTURAL QORPO-SANTO



Na manhã de  22 de fevereiro na sala de reuniões do Setor dos Conselhos Municipais  de Triunfo, reuniram-se extraordinariamente os Conselheiros do CMC- Conselho Municipal de Cultura: Jairo Almeida de Souza, Carla Cunha, Carmem Lúcia Ramos Alff, Matheus Schenk Freitas, Odila Lourdes Rubin de Vasconcelos, Eduardo César Martins, João Ramos Mathias, Wilson Figueiró, Francisco Jahn, e Valdair Albuquerque Vitorino. O Presidente Jairo Almeida de Souza, abriu os trabalhos, fazendo a leitura da convocação referente aos tramites a serem aprovados pra a realização do Triunfolia, evento carnavalesco. Encerrado o assunto, a seguir foi encaminhado a discussão sobre o pedido da Fundação Cultural Qorpo Santo, que havia solicitado a reunião para apresentação de Projetos na área cultural com o apoio da UFRGS. Seguem-se um excerto das palavras textuais da ata do encontro:


Ata nº 002/2011


 “Os Conselheiros passaram a fazer uma apresentação pessoal. Dando continuidade o Senhor Francisco Jahn passou a explicar sobre o projeto, que trata-se de uma mobilização Cultural, Literária e Artística, um espetáculo Teatral de rua e um curta metragem sobre a vida e obra de Qorpo Santo, iniciando com a restauração da Antiga Casa, na localidade da Olaria. Sendo destacado a dificuldade de espaço para ensaios e encontros para desenvolver as atividades. Sendo colocado a sede dos Associados ao SIMTRI, a disposição da Fundação Qorpo Santo, colocado a disposição pelo Conselheiro representante do SIMTRI Jairo Almeida dos Santos. A Conselheira Odila Lourdes Rubin de Vasconcelos passou a explanar sobre o Comodato, e o andamento da negociação com o Grupo Habitasul. Logo após esclarecimento de todas as dúvidas os Conselheiros colocaram em votação sendo aprovado por unanimidade a emissão de Declaração de Interesse Público de grande relevância, do Projeto Cultural da Fundação Cultural Qorpo Santo, que poderá se valer de Comodato para utilização de área da Antiga Humaitá S.A. contando com o apoio do Lions Clube de Triunfo, nesta reunião representado pelo Senhor João Antônio Braga da Silva. Os Conselheiros solicitaram também o Apoio da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura para o Desenvolvimento do Projeto.”




ABAIXO A DECLARAÇÃO DADA NA REUNIÃO DO CONELHO, PUBLICADA NO JORNAL SEMANAL 'O FARRAPO', QUE CIRCULA EM TRIUNFO.



sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

FUNDAÇÃO QORPO-SANTO, ENFIM, A CAMINHO DE UMA SEDE!


 

Fundação Qorpo-Santo e Habitasul 
negociam termo de comodato

 
Parte das instalações das antigas fábricas Sorema/Brixner, na Olaria, em Triunfo,  poderá  ficar sob a responsabilidade da Fundação Cultural, pelo prazo de 10 anos. Durante este  período, no espaço serão realizadas oficinas de várias modalidades  de arte, de pintura, dança, teatro, música, vídeo, cinema, ensaios, apresentações, encenações, shows, exposições e atividades de outros ramos culturais mais a amiúdo, a cargo de profissionais gabaritados, estudantes e  população triunfense em geral, com uma certa predileção pela/com a comunidade local. 

As tratativas para tanto encontram-se em andamento. Reunidos  na semana passada,  em Porto Alegre, na sede da empresa,  a presidente Odila Vasconcelos apresentou, com o professor, ator e diretor teatral, Francisco Janh, ao diretor patrimonial da Habitasul, Vilmar Mombach, o projeto de contrapartida da Fundação no estabelecimento do comodato. 

A contrapartida envolve, além das obras de restauração do telhado, revisão e instalação de energia elétrica e hidráulica,  um trabalho cultural focalizado inicialmente - em termos de 4 anos - num projeto baseado na re-escritura,  re-interpretação e encenação da obra do dramaturgo triunfense, Qorpo-Santo,  coordenado artisticamente por Janh, que está cursando pós-graduação em Artes Cênicas na UFRGS. Registros em vídeo e filme curtas e longo também estão incluídos no projeto.

Jahn – que está confiante na inserção do projeto em dois programas do Ministério da Cultura, PRONAC  e no Mais Cultura, esteve em Triunfo, no último dia 31. Na ocasião  falou de    algumas particularidades do processo criativo que pretende construir aqui, com a realização da Fundação, o apoio das Secretarias de Educação e de Cultura e Turismo, do empresariado, do Ministério da Cultura, entre outras parcerias, a culminância deve-se dar em 1º de maio de 2014, no 128º ano do aniversário de morte de Qorpo-Santo, com um grande espetáculo de rua.

Na reunião, que ocorreu na residência da Presidente Odila,  compareceram   algumas lideranças locais: professoras Valmi Teixeira e Géssi de Lima Vieira, pelo Lyons Clube, um dos parceiros desta empreitada; João Braga, Defesa Civil; Paulo Avalone, Escola da Vó; o ator Nonô,  do núcleo de teatro do Grupo Thool; Vera Regina Pasqualon, CORSAN;  e a jornalista Gladis Maia.

 Janh comparou  o espetáculo de rua a ser realizado como  culminância do projeto em Triunfo,   às encenações que ocorrem em Bruges, uma  cidadezinha medieval na Bélgica, que é montado, produzido e apresentado em todas as áreas de pré e pós produção do grande show, pelos habitantes locais. 

Na reunião ficou decidido que a Fundação agendaria uma reunião  com o Conselho de Cultura Municipal ainda no mês de fevereiro, para a apresentação da proposta pelo professor Janh. A mesma foi marcada para o próximo dia 21.